Traumatologia e Ortopedia

O Dr. Lucas Arroyo Marchi, médico, especialista em Ortopedia e Traumalogia pela faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, em entrevista à revista nova magazine esclareceu pontos sobre estas especialidades da medicina que se unificam e também abordou sobre os mais variados tipos de lesões no joelho e seus tratamentos.

A Ortopedia se utiliza de métodos clínicos e cirúrgicos para tratar, corrigir enfermidades, lesões e deformidades ósseas, dos músculos, tendões, articulações e ligamentos, e tudo o que se relaciona ao aparelho locomotor, ao sistema esquelético e estruturas associadas. A Traumologia investiga, diagnostica, trata e acompanha enfermidades relacionadas com fraturas, lesões ósseas e tendências provocadas por eventos traumáticos no aparelho musculoesquelético. Nota-se que a diferença entre as duas é bem pequena e é possível perceber que elas se completam, por isso forma unificadas.

Em nossa região, a Santa Casa de Misericórdia de Votuporanga é o centro de referência no tratamento de doenças e trauma ortopédico, comprovada pelos números e qualidade no atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela estrutura que oferece. A referência terciária para tratamentos mais complexos é o Hospital de Base de São José do Rio Preto, posto de excelência na área de Ortopedia e Traumatologia.

Tipos de Lesões no Joelho

Dr. Lucas Arroyo Marchi fala sobre lesões mais comuns no joelho, estrutura tão utilizada no dia a dia.
O joelho é o maior e mais vulnerável articulação do corpo humano, portanto uma das mais propensas a lesões, principalmente durante a prática esportiva. Os ligamentos estabilizam a articulação auxiliados pelos meniscos, que também atuam como amortecedores e lubrificantes, portanto absorvendo impacto e choques durante os movimentos.
No dia a dia é uma articulação extremamente requisitada em situações como: andas, sentar, subir escadas, agachar, pular, chutas, etc.
Lesões traumáticas, ligamentares e meniscais são os principais tipos de lesões no joelho, e em cada uma desses tipos existem vários subtipos de traumas, entre eles estão as fraturas, luxações da patela, lesões ligamentares de predomínio central, derrame intra-articular e lesões meniscais.
Mas para compreender melhor tudo isso é preciso conhecer a estrutura do joelho e o Dr Lucas explica:
“O joelho é composto por duas articulações a tibiofemoral e a patelofemoral. Ele é constituído de quatro principais ligamentos (cruzado anterior, cruzado posterior, colateral medial e colateral lateral), dois meniscos (medial e lateral), da cartilagem articular e da membrana sinovial, que produz o líquido que lubrifica e nutre as estruturas do joelho”.
O especialista fala também quais são as lesões mais comuns do joelho no nosso dia a dia e por que elas ocorrem. “As mais frequentes são as lesões ligamentares, Meniscais e Condrais (cartilagem). Elas ocorrem, normalmente em decorrência de traumas relacionados à pratica desportiva.
Uma das lesões ligamentares mais comum é a do ligamento colateral medial, que se localiza superficialmente na face interna do joelho e que, frequentemente, se associa a outras lesões, porém seu tratamento normalmente não requer cirurgia e o paciente se recupera completamente. A lesão que mais requer tratamento cirúrgico é a de ligamento cruzado anterior, muito frequente em jogadores de futebol profissionais. A artrose do joelho também é muito comum, queixa frequente de dor, é ocasionada pelo desgaste da cartilagem articular ao longo dos anos”.

Agende uma Consulta Hoje

(11) 2924-4423
(11) 95784-6767
clinicaarroyomarchi2@gmail.com